Apocalipse todo se cumpriu até 99. Eu acredito... acredito não... tenho certeza, que seu escritor falava do Império Romano e especificamente de Domiciano. Este cara foi o último Cesar. Depois de sua morte, o General Trajano sobe ao poder, não usa mais o título de Cesar e abole a perseguição aos cristãos.
A passagem menciona ele em particular? Diz a data que tais eventos ocorreriam?
Quando se usa símbolos como dragões e cavalos coloridos, que devem ser interpretados ou reinterpretados após os eventos ocorridos me parece muito fácil que tais profecias se cumpram.
Uma prova disso é que não existe consenso nem entre aqueles que acreditam que esse livro seja verdadeiramente profético.
Na minha opinião, qualquer um, seja um profeta, astrólogo, teólogo ou o que quer que seja, que afirma que pode prever ou que defende que um livro pode prever um evento futuro, a primeira coisa que se deve exigir é uma data, qualquer afirmação, relato, profecia, sonho escatológico, e afins que soneguem algo tão básico a sua pretensão deveria ser desconsiderado.
Mateus 24 tb é com certeza sobre o evento de 70 dC: A destruição do templo levada a cabo por Vespasiano.
Por que essa profecias são só sobre destruição, gente morrendo e desgraças? Dizer que essas coisas irão acontecer sem dizer quando é uma profecia que se realiza sozinha, é apenas uma questão de tempo.
Inclusive, tem um teólogo amigo meu, um cara muito fera, que foi professor de grego da UFRJ e fez doutorado em Portugal, que considera que Mateus 24 foi escrito depois do evento de 70. No caso, o escritor teria escrito lembrando das palavras que Jesus teria dito. Tipo, "lembra que Jesus falou isso?"
Isso me parece um
post hoc, o que indica? Que os autores resolveram publicar apenas aquilo que Jesus talvez teria dito de acordo com a conveniência, ou que no cânon, foram escolhidos os livros mais convenientes, será que se fosse outra coisa, que não o livro que você torce desesperadamente para estar certo, você teria critérios tão elásticos assim?