19 de Maio de 2012, 00:28

Autor Tópico: Apologética cristã  (Lida 1999 vezes)

Offline Davi Bereiano

• *
  • A chave para a história do mundo é o reino de Deus
Apologética cristã
« Online: 03 de Novembro de 2011, 18:00 »
"A melhor forma de fortalecer nossa cosmovisão é lidar com os argumentos mais fortes da oposição"
Seguem alguns links de estudo para cristãos e também para ateus (artigos de alguns dos melhores apologetas da atualidade):

http://www.reasonablefaith.org/site/PageServer

http://monergismo.net.br/?secao=apologetica

http://www.cacp.org.br/movimentos/indexmenu.aspx?menu=12&submenu=2

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/

Youtube:

http://www.youtube.com/user/DeusEmDebate

http://www.youtube.com/user/MikeMooreAC

Bons estudos! :emoticon14:
"Meu ânimo está alegre demais para que eu pudesse ser visceralmente inimigo de alguém."
Martinho Lutero

Offline Darkside

• Moderador
  • *
Re:Apologética cristã
« Responder #1 Online: 03 de Novembro de 2011, 19:34 »
Só uma pergunta spider_man: se você não considera válidos os argumentos e as fontes apresentadas pelos ateus para a defesa do ateísmo, por que acha que alguém deveria levar a sério uma defesa apologética do cristianismo?

Offline Cameron

• *
« Responder #2 Online: 04 de Novembro de 2011, 12:48 »
"A melhor forma de fortalecer nossa cosmovisão é lidar com os argumentos mais fortes da oposição"
Seguem alguns links de estudo para cristãos e também para ateus (artigos de alguns dos melhores apologetas da atualidade):
O monergismo tem como uma de suas principais vozes um sujeito chamado Vicent Cheung, que escreve pérolas como essa:

"E se você é um não-cristão é isto que Deus fará com você. Num tempo de sua escolha, ele te esmagará com suas mãos e te jogará no inferno, para o sistema de esgoto cósmico, como se você não fosse nada mais que excremento espiritual.
    ...
    A implicação é que os não-cristãos são lixo espiritual. Se você rejeita Jesus Cristo, você não é nada senão um pedaço de lixo.

Vincent Cheung – Sangue da Páscoa"

"Professional Morons

The Bible teaches that non-Christians are morons — they are stupid. This article illustrates the fact with examples on how even their best professional philosophers are no better than the most incompetent non-Christians in the substance of their arguments."

Se esse é um dos melhores apologistas da modernidade eu nem quero ver os piores.

« Última modificação: 04 de Novembro de 2011, 14:10 por Cameron »
Come with me if you wanna live

Offline Verdugo

• Moderador
  • *
« Responder #3 Online: 06 de Novembro de 2011, 11:50 »
Em vez de entrar numa luta intelectual com o incrédulo, podemos proclamar com autoridade o que nós e o incrédulo já sabemos ser verdade - "O Deus da Bíblia criou você. Você está em rebelião contra Ele. Aprrependa-se. Renuncie-se sua guerra e confie nele para salvação!" Assim, a pessoa que tem sido um cristão por apenas um dia, ou uma senhora idosa sem nenhum treinamento teológico formal, pode enfrentar o incrédulo, não importa quão esperto ele seja e dizer: "Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo!" e fazê-lo com confiança.

Nossa, argumentação de alto nível hein? Chesterton se revirou no túmulo depois dessa.

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #4 Online: 06 de Novembro de 2011, 19:06 »
Só uma pergunta spider_man: se você não considera válidos os argumentos e as fontes apresentadas pelos ateus para a defesa do ateísmo, por que acha que alguém deveria levar a sério uma defesa apologética do cristianismo?

Simples: a melhor maneira de pormos em "xeque" nossa visão do mundo é confrotando-a com os melhores argumentos da visão contrária..penso que 95% dos ateus são sinceros naquilo que não acreditam,por isso,não devem temer pôr em jogo essa visão diante dos melhores argumentos do teísmo cristão (puxando a brasa à minha sardinha).

Não considero válidos precisamente por isso:analisei os melhores,contrapus uma visão à outra e cheguei à conclusão que o Cristianismo oferecia uma Cosmovisão mais racional sobre o mundo e suas questões do que o ateísmo.

Não considerar válidos ou não concordar não significa que "não leve a sério".

[]s
"Meu ânimo está alegre demais para que eu pudesse ser visceralmente inimigo de alguém."
Martinho Lutero

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #5 Online: 06 de Novembro de 2011, 19:23 »
O monergismo tem como uma de suas principais vozes um sujeito chamado Vicent Cheung, que escreve pérolas como essa:

"E se você é um não-cristão é isto que Deus fará com você. Num tempo de sua escolha, ele te esmagará com suas mãos e te jogará no inferno, para o sistema de esgoto cósmico, como se você não fosse nada mais que excremento espiritual.
    ...
    A implicação é que os não-cristãos são lixo espiritual. Se você rejeita Jesus Cristo, você não é nada senão um pedaço de lixo.

Vincent Cheung – Sangue da Páscoa"

"Professional Morons

The Bible teaches that non-Christians are morons — they are stupid. This article illustrates the fact with examples on how even their best professional philosophers are no better than the most incompetent non-Christians in the substance of their arguments."

Se esse é um dos melhores apologistas da modernidade eu nem quero ver os piores.

Cheung é pressuposiocionalista (uma forma de apologia cristã).Parte da Bíblia para a evidência e não da evidência para a Bíblia.

Por outras palavras, ele confronta as proposições ateístas com as bíblicas e "esmiuça" a argumentação para definir qual a mais lógica.

Você ficou catando "perólas" e "passou" a parte onde ele argumenta brilhantemente contra o empirismo naturalista e outros "pulmões" do ateísmo:

http://www.monergismo.com/textos/apologetica/debate-ateista-sansone_v-cheung.pdf

http://www.monergismo.com/textos/apologetica/cheung_pascoa_armadilha.pdf

http://www.monergismo.com/textos/apologetica/pressuposicionalismo_cheung.pdf

http://www.monergismo.com/textos/apologetica/ocasionalismo_empirismo_cheung.htm

P.s.: a linguagem usada é forte, mas é do conhecimento de ateus e cristãos que quem rejeita Cristo,segundo a Bíblia,está condenado(Jo 3,17,Rom 8.1-2).
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 19:25 por spider_man »
Martinho Lutero

Offline Verdugo

• Moderador
  • *
« Responder #6 Online: 06 de Novembro de 2011, 20:16 »
Caro Spider-mórmon:

- Você é pressuposicionalista? Qual a diferença dessa posição para o fideísmo?

- Em se tratando de apologética não baseada em evidências empíricas, como lidar com casos em que a pessoa, mesmo querendo, não consegue acreditar? Isso seria explicado com a predestinação calvinista como sinal de que a pessoa não foi eleita para a salvação?

Abraços,

Offline Cameron

• *
« Responder #7 Online: 06 de Novembro de 2011, 23:36 »
Cheung é pressuposiocionalista (uma forma de apologia cristã).Parte da Bíblia para a evidência e não da evidência para a Bíblia.
Só mesmo na apologia de dogmas religiosos se parte da conclusão para os dados e não dos dados para a conclusão, essa atitude só funciona com os contos de fadas.
Por outras palavras, ele confronta as proposições ateístas com as bíblicas e "esmiuça" a argumentação para definir qual a mais lógica.
Alguém que pressupõe que uma cobra ou uma mula falou e que um sujeito viveu dentro de um peixe por três dias só porque está escrito isso na Bíblia, fazendo pedidos de princípio cada vez mais absurdos não tem respaldo e muito menos imparcialidade para definir o que seria ou não seria lógico.

E um detalhe sobre lógica que crentes adoram esquecer, lógica não é definida por opiniões e sim por experiências, por exemplo, se eu estiver carregando uma caixa na mão e decidir soltá-la é lógico que ela cairá, é lógico porque sabemos pela experiência sobre a lei da gravidade e mesmo os nossos ancestrais quando ainda não tinham o conhecimento sobre leis universais sabiam prever resultados com base em experiências anteriores, então, baseado na lógica, cobras e mulas não falam, defender que isso aconteceu porque se parte da pressuposição de que tudo que está escrito na Bíblia é verdade não é lógico, é dogma, independente do quanto Vicent Cheung e seus asseclas queiram o contrário.
Você ficou catando "perólas" e "passou" a parte onde ele argumenta brilhantemente contra o empirismo naturalista e outros "pulmões" do ateísmo:
Se você chama pedidos de princípio sem noção cada vez mais abusivos de argumento brilhante fique a vontade para admirá-lo, eu vi apenas um dogmático flertando com o fascismo religioso e nada mais.
P.s.: a linguagem usada é forte, mas é do conhecimento de ateus e cristãos que quem rejeita Cristo,segundo a Bíblia,está condenado(Jo 3,17,Rom 8.1-2).
Esse é o perigo do dogma religioso levado as últimas consequências, de considerar as pessoas diferentes de você como lixo ou uma subclasse para o fascismo é um pulo, ainda bem que homens como esse sujeito não tem mais autoridade para condenar pessoas a fogueira, não duvido nada que suas ideias o levassem a isso se oportunidade tivesse.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 23:47 por Cameron »
Come with me if you wanna live

Offline Darkside

• Moderador
  • *
« Responder #8 Online: 07 de Novembro de 2011, 15:43 »

Simples: a melhor maneira de pormos em "xeque" nossa visão do mundo é confrotando-a com os melhores argumentos da visão contrária..penso que 95% dos ateus são sinceros naquilo que não acreditam,por isso,não devem temer pôr em jogo essa visão diante dos melhores argumentos do teísmo cristão (puxando a brasa à minha sardinha).

Não considero válidos precisamente por isso:analisei os melhores,contrapus uma visão à outra e cheguei à conclusão que o Cristianismo oferecia uma Cosmovisão mais racional sobre o mundo e suas questões do que o ateísmo.

[]s

I see. Então é por isso que você rejeita na hora argumentos com fontes de sites céticos, bom saber.

Mas falando ainda sobre a apologética propriamente dita, não acha que defesas sobre a suposta inferioridade moral de não-cristãos contidas em argumentos do tipo podem influenciar negativamente o convívio entre cristãos, religiosos de outras crenças e céticos?

Aliás, é perfeitamente possível dentro da doutrina bíblica o crente encontrar fundamentação para um ponto de vista essencialmente igualitário sobre a natureza humana de um modo geral, sejam cristãos ou não.

A bíblia diz que a salvação é um dom de Deus através da graça (ninguém mereceu ou merece o sacrifício de Jesus), que os descrentes estão cegos (ou seja, não assumem a postura cética como uma negação consciente à salvação), e que os crentes são exortados a praticarem a santidade, mas podem ter uma vida tão pecaminosa quanto qualquer descrente, já que o pecado faz parte da natureza humana.

Junte essas idéias e você vai ter um cenário onde crentes e descrentes são literalmente "farinha do mesmo saco", sem ninguém ter o direito de apontar o dedo e fazer acusações, algo que pode perfeitamente ser considerado como arrogância, uma postura condenada pela bíblia, além de exaltar Deus de forma geral e atribuir exclusivamente a ele qualquer forma de virtude humana.

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #9 Online: 07 de Novembro de 2011, 21:36 »
Bem,amei esse tempo aqui com vocês,mas infelizmente meu tempo aqui terminou...

Tenho um novo projeto de postar noutro fórum e o tempo já não é muito.

Contudo,foi bom ter debatido aqui com ateus/céticos,uns mais do que outros.

Um Abraço para todos...fiquem na paz :emoticon13:
Martinho Lutero

Offline Verdugo

• Moderador
  • *
« Responder #10 Online: 07 de Novembro de 2011, 21:40 »
...

Offline Lordakner

• *
  • "Disculpen Las Molestias. Esto Es Una Revolución"
« Responder #11 Online: 07 de Novembro de 2011, 22:05 »
O Nascedor

Por que será que o Che tem esse perigoso costume
de seguir sempre renascendo?
Quanto mais o insultam, o manipulam o radicionam, mais renasce.
Ele é o mais renascedor de todos!
Não será porque o Che dizia o que pensava, e fazia o que dizia?
Não será por isso, que segue sendo tão extraordinário, num mundo em que
as palavras e os fatos raramente se encontram?
E quando se encontram, raramente se saúdam, porque não se reconhecem?

Eduardo Galeno (Uruguai)

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #12 Online: 07 de Novembro de 2011, 22:11 »

Reconsidere meu convite.

Chorei de fio quando te quickaram do GB ..todo o forum crente aberto ao ateísmo precisa de um ateu que nem você :/
Martinho Lutero

Offline Lordakner

• *
« Responder #13 Online: 07 de Novembro de 2011, 22:53 »
Chorei de fio quando te quickaram do GB ..todo o forum crente aberto ao ateísmo precisa de um ateu que nem você :/
Chupa:
http://gospelbrasil.topicboard.net/t5604p25-maconaria-evangelica-sem-medo-de-mostrar-a-cara#125392
Jarbitas é meu peixe.
:/
O Nascedor

Eduardo Galeno (Uruguai)

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #14 Online: 08 de Novembro de 2011, 00:01 »
Chupa:
http://gospelbrasil.topicboard.net/t5604p25-maconaria-evangelica-sem-medo-de-mostrar-a-cara#125392
Jarbitas é meu peixe.

Erro meu.. :emoticon19: :emoticon15: :emoticon15:

Abraço.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2011, 00:04 por spider_man »
Martinho Lutero

Offline Lordakner

• *
« Responder #15 Online: 08 de Novembro de 2011, 00:05 »
Chupa:
Jarbitas é meu peixe.

Sim,mas voce foi quickado pelo Articulador que eu bem em lembro :/

Ficou ressentido com o povo?

Que é isso.. :emoticon20:
O Articulador é tão chato, mas tão chato, que chato sobe nele e desce coçando.
Parece que só a Carla Cristina suporta o disgramado.
Chamei-o para postar aqui...
Mas... Cadê culhão? :emoticon5: :emoticon5: :emoticon5: :emoticon4:
O Nascedor

Eduardo Galeno (Uruguai)

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #16 Online: 08 de Novembro de 2011, 00:10 »
Chupa:
Jarbitas é meu peixe.

Sim,mas voce foi quickado pelo Articulador que eu bem em lembro :/

Ficou ressentido com o povo?

Que é isso.. :emoticon20:
O Articulador é tão chato, mas tão chato, que chato sobe nele e desce coçando.
Parece que só a Carla Cristina suporta o disgramado.
Chamei-o para postar aqui...
Mas... Cadê culhão? :emoticon5: :emoticon5: :emoticon5: :emoticon4:

Ele é só incisivo  :emoticon16:

Bem,mas eu vim né  :emoticon13:...mas Articulador é muito melhor apologeta do que eu...se ele viesse aqui é que povo ia ver o que é um "crente" descendo pau no ateísmo  :emoticon19:
Martinho Lutero

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #17 Online: 08 de Novembro de 2011, 00:17 »
Que nem o Craig falando do livro do Dawkins :emoticon181::

Richard Dawkins Humilhado! [1 de 2] Deus um Delírio

Richard Dawkins Humilhado! [2 de 2] Deus um Delírio
Martinho Lutero

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #18 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 12:55 »
Caro Spider-mórmon:

- Você é pressuposicionalista? Qual a diferença dessa posição para o fideísmo?

- Em se tratando de apologética não baseada em evidências empíricas, como lidar com casos em que a pessoa, mesmo querendo, não consegue acreditar? Isso seria explicado com a predestinação calvinista como sinal de que a pessoa não foi eleita para a salvação?

Abraços,

Saudações..

1º Spider Mormon? :emoticon15: Explique.

2º Há casos em que o pressuposicionalismo se justifica (na maioria) mas por exemplo, defender argumentos como o Moral ou o Cosmológico ele pode ser feito facilmente sem Bíblia. Diretamente, respodendo à pergnta, sim e não ..rs..

3º A diferença do fideísmo para o pressuposicionalismo é exatamente aí : as verdades reveladas na Bíblia são extraídas através da razão, do intelecto...ou seja, a "lógica bíblica" (não sei se me faço entender): a pergunta do pressuposicionalismo é : será que assumir que a Bíblia não se contradiz e contém a revelação cosmológica correta, é "razoável" ou não?Olhando para o mundo atual, a Bíblia uma explicação lógica?É mais por aí.. já o fideísmo,parece defender o não uso da razão, portanto, duas coisas diferentes ainda que possam parecer semelhantes à primeira vista.

4º Não entendi a pergunta..como uma pessoa "quer e não consegue acreditar?" Com um exemplo é mais fácil.

5º Não entendi a pergunta, mas sim : a posição de "quem não crê" é explicada pela doutrina bíblica da predestinação (nome mais correto do que "calvinismo").

[]s (desculpe pela demora na resposta..)
Martinho Lutero

Offline Davi Bereiano

• *
« Responder #19 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 13:29 »

[]s

I see. Então é por isso que você rejeita na hora argumentos com fontes de sites céticos, bom saber. (1)

Mas falando ainda sobre a apologética propriamente dita, não acha que defesas sobre a suposta inferioridade moral de não-cristãos contidas em argumentos do tipo podem influenciar negativamente o convívio entre cristãos, religiosos de outras crenças e céticos? (2)

Aliás, é perfeitamente possível dentro da doutrina bíblica o crente encontrar fundamentação para um ponto de vista essencialmente igualitário sobre a natureza humana de um modo geral, sejam cristãos ou não. (3)

A bíblia diz que a salvação é um dom de Deus através da graça (ninguém mereceu ou merece o sacrifício de Jesus), que os descrentes estão cegos (ou seja, não assumem a postura cética como uma negação consciente à salvação), e que os crentes são exortados a praticarem a santidade, mas podem ter uma vida tão pecaminosa quanto qualquer descrente, já que o pecado faz parte da natureza humana. (4)

Junte essas idéias e você vai ter um cenário onde crentes e descrentes são literalmente "farinha do mesmo saco", sem ninguém ter o direito de apontar o dedo e fazer acusações, algo que pode perfeitamente ser considerado como arrogância, uma postura condenada pela bíblia, além de exaltar Deus de forma geral e atribuir exclusivamente a ele qualquer forma de virtude humana. (5)

Grifos meus..

1 Não todos, mas quando o assunto é "neutro" (como o debatido com LordAkner, já não lembro bem...História, eu acho..), faz mais sentido considerarem-se fontes neutras. Num debate ateísmo vs cristianismo a diferença já não será assim tanta, uma vez que se lida mais com argumentos do que com evidência fatual.

2 A questão não é a "inferioridade moral",mas a "tendência" à inferioridade moral..Você é obrigado a concordar comigo que a religião funciona de certa forma como um "freio" moral para as sociedades e para o individuo em si..Os ateus não são "imorais" ,isso é tão falacioso quanto todos os religiosos "são morais", mas a questão é que no ateísmo não parece existir um freio moral pelo menos equiparável ao religioso, o que significa que o ateísta tendencialmente será mais hedonista, que o cristão por exemplo.

Não vejo o porquê desse convívio ser afetado, estamos debatendo ideias e não pessoas..numa sociedade saudável, há que saber separar as coisas.

3 É ? Em termos de "natureza humana" até concordo: cristãos não são humanamente diferentes de não cristãos..se o assunto é salvação, aí a coisa muda um pouco de figura.

Contudo, se achar necessário, pode postar aqui trechos da Bíblia que suportem a sua tese (que confesso, não entendi bem qual foi).

4 Por partes:

A bíblia diz que a salvação é um dom de Deus através da graça (ninguém mereceu ou merece o sacrifício de Jesus),

Certo..

que os descrentes estão cegos (ou seja, não assumem a postura cética como uma negação consciente à salvação),

Ser "descrente" indica uma negação, consciente ou não da "crença", neste caso, a citada acima. Você pode afirmar que é ateu porque "não encontra argumentos em termos de razão para crer em Deus", mas ainda assim é uma descrença em Deus. Mas aplica-se aqui o postulado científico de "ausência de evidência não é evidência da ausência", o simples fato de você não achar a crença em Deus razoável, isso por si só não invalida que Deus não exista, o que supondo isso ser verdade, você continua sendo "cego espiritualmente" - concluindo, ter uma postura cética. biblicamente, não significa que a pessoa não é cega espiritualmente. Sublinho o "biblicamente" e pegando na expressão que colocou : "cegos".

e que os crentes são exortados a praticarem a santidade, mas podem ter uma vida tão pecaminosa quanto qualquer descrente, já que o pecado faz parte da natureza humana.

Aqui não é bem assim..textos como Heb 12.14, 1 Jo 3.9 ou 1 Ped 2.9,10 indicam que um sinal da conversão é a vida santificada. Santificação aqui não é perfeição, mas uma doutrina bíblica chamada de regeneração, que não vou aprofundar muito.

Ainda que o pecado faça parte da natureza humana, resumidamente, diz-nos a regeneração que o individuo recebe o Espírito Santo e tem a possibilidade de dizer não para o pecado e sim para a justiça (Romanos 6).

5 Exato..Mas "não condenar a pessoa" é diferente de denunciar o pecado. Exemplos: a Bíblia condena o adultério,a prostituição mas não o pecador em si, ilustrado bem para pela história da mulher adúltera,em João 8.

Ser tudo "farinha do mesmo saco" significa que Jesus veio morrer pela humanidade,pelo pecador,mas para isso é necessário crer na obra que Ele realizou

Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. Jo 6.29

Nota:Minha intenção na resposta penso que está clara: responder às suas afirmações. O recurso a versículos textuais da Bíblia e a doutrinas, foi exclusivamente para responder ao seu post.

Congratulo-o desde já pela postura,

Abraços
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2012, 13:33 por spider_man »
Martinho Lutero