19 de Maio de 2012, 00:30

Autor Tópico: Os erros da Militância Ateísta  (Lida 3131 vezes)

Offline Darkside

• Moderador
  • *
Os erros da Militância Ateísta
« Online: 09 de Dezembro de 2011, 22:17 »
Antes de mais nada, o que chamo aqui de Militância Ateísta são as ONGs que supostamente buscam os interesses dos ateus diante do resto da sociedade de forma agressiva e combativa, usando de um discurso científico muitas vezes prolixo e de forma inadequada, para fundamentar suas orientações políticas.

Os principais erros cometidos por essas organizações possuem relação com os seus objetivos, mas o primeiro que precisa ser identificado é como a reação negativa causada pelas suas manifestações fortalece o aspecto da combatividade, fazendo surgir mais da suposta perseguição que os ateus sofrem e que tornam necessária a existência dessas organizações, em um ciclo que só extende e intensifica o conflito.

Entre os principais objetivos dessas organizações sempre está a busca por mais aceitação social na condição do ateísmo, curiosamente o efeito oposto desses conflitos que elas causam e que tornam elas mais ativas.

Também costumam tentar ser uma representação dos ateus no campo jurídico, mas qual discriminação que os ateus recebem da lei em relação aos outros grupos e indivíduos? :emoticon5:

Se engajam em campanhas do tipo tirar crucifixos dos tribunais e o "Deus seja Louvado" das cédulas de uma forma que pode muito bem ser definida como pouco racional. Afinal, por que tentar promover essas mudanças quando a enorme maioria das pessoas provavelmente não quer? Simplesmente afirmar "O Estado é laico" não faz sentido nenhum diante da cultura estabelecida desses costumes, que não estão em desacordo com a Constituição, e não representa uma boa justificativa. Se acham isso importante, deviam publicar de forma simples os resultados positivos que tais mudanças trariam, sendo um esforço em conjunto com a sociedade, e não uma luta onde se bate de frente com ela.

Por fim, acho que o último tipo de atividade desses grupos é o "proselitismo ateu", ou seja, tentar convencer as pessoas a se tornarem atéias. Como eu considero que as pessoas são livres para debaterem o assunto que quiserem, ou fazer proselitismo de uma só via se preferirem, não considero isso necessariamente um erro, embora tentar convencer as pessoas a abandonarem suas religiões me pareça uma idéia pra lá de bizarra.

Offline Cameron

• *
Re:Os erros da Militância Ateísta
« Responder #1 Online: 10 de Dezembro de 2011, 18:07 »
Concordo com tudo o que você disse, mas em termos de incômodo e prejuízos aos outros considero a militância atéia pífia e insignificante comparada com a militância religiosa, não existem pessoas atéias conseguindo benefícios injustificados como isenção de impostos em atividades claramente lucrativas, não recebem DINHEIRO PÚBLICO para seus caprichos, até hoje nunca fui abordada na rua ou no interfone por militantes ateus vendendo revistinhas e nunca vi programa de TV ateu dizendo que basta a pessoa se tornar atéia que todos os seus problemas se resolvam, etc, etc, etc...
Come with me if you wanna live

Offline Herf

• *
« Responder #2 Online: 10 de Dezembro de 2011, 21:18 »
Antes de mais nada, o que chamo aqui de Militância Ateísta são as ONGs que supostamente buscam os interesses dos ateus diante do resto da sociedade de forma agressiva e combativa, usando de um discurso científico muitas vezes prolixo e de forma inadequada, para fundamentar suas orientações políticas.

Mantenho o que disse no outro tópico: uma organização que tenha por princípio o ateísmo não poderia não ser combativa, já que "ateísmo" não é a afirmação de uma coisa, de uma doutrina. É tão somente a negação.

O que você observou não são "erros" da militância ateísta, mas tudo o que ela pode fazer.

Um ateu militante que compreendesse que a religião é um elemento indissociável da cultura de um povo e que, por isso, não fingisse se sentir ofendido com símbolos religiosos em locais públicos, "deus seja louvado" nas cédulas ou com ensino religioso nas escolas; que compreendesse que ateus não sofrem qualquer tipo de discriminação; que não achasse que religiões são necessariamente um "ópio", e que as pessoas podem ser felizes e sensatas com os seus credos, como vêm sendo desde a aurora dos tempos; que não se julgasse portador de uma sabedoria e de uma maturidade que escapou a toda a humanidade até os tempos modernos; tal indivíduo deixaria instantaneamente de ser ateu militante. É apenas um homem de bom senso que não pratica religião nenhuma. Ateu, mas num outro sentido do termo.

Por fim, acho que o último tipo de atividade desses grupos é o "proselitismo ateu", ou seja, tentar convencer as pessoas a se tornarem atéias. Como eu considero que as pessoas são livres para debaterem o assunto que quiserem, ou fazer proselitismo de uma só via se preferirem, não considero isso necessariamente um erro, embora tentar convencer as pessoas a abandonarem suas religiões me pareça uma idéia pra lá de bizarra.

Persuadir as pessoas a abandonar seus credos não é prá lá de bizarro se você oferecer, em troca, outro credo, que acredita ser melhor.

O bizarro é persuadi-las a abandonar seus credos simplesmente porque "sim". O ateu militante não apresenta novos valores que julga acertados, novas práticas que considera mais saudáveis e corretas, uma cosmovisão mais ampla. Qualquer valor moral que você queira adotar, qualquer libertinagem que você queira praticar, qualquer besteira em que passe a acreditar, tudo isso é valido e se encaixa perfeitamente na flexível "filosofia" humanista secular, desde que... não esteja relacionado a qualquer religião, em especial as maiores e mais influentes na sociedade.

Offline Cameron

• *
« Responder #3 Online: 11 de Dezembro de 2011, 01:51 »
É isso aí Herf, temos que tolerar xaropes batendo na porta de nossas casas em nome da religião, grandes ajuntamentos e caminhadas para Jesus feitos com DINHEIRO PÚBLICO, politicos que usam a religião para se eleger e só ouvimos falar deles em escândalos de corrupção, pastores lucrando com instituições "sem fins lucrativos" e que graças a isso tem isenção de impostos, igrejas tocando música em alto volume sem o devido isolamento acústico, etc, etc, etc...

Mas ateus militantes não, esses são intoleraveis, afinal quem consegue suportar meia dúzia de cartazes e os comentários em fóruns que só lê quem quiser não é mesmo?
Come with me if you wanna live

Offline Dr.Who

• *
« Responder #4 Online: 11 de Dezembro de 2011, 12:45 »
Certos donos de "ongs" ateístas brasileiras pediram dinheiro para fazer campanha nos ônibus, com proselitismo ateu. Não fizeram, não apresentaram as contas da ONG e deram cano em todos os burraldos que deram dinheiro.
Igualzinho aos pastores evangélicos.

Offline Herf

• *
« Responder #5 Online: 11 de Dezembro de 2011, 12:59 »
É isso aí Herf, temos que tolerar xaropes batendo na porta de nossas casas em nome da religião, grandes ajuntamentos e caminhadas para Jesus feitos com DINHEIRO PÚBLICO, politicos que usam a religião para se eleger e só ouvimos falar deles em escândalos de corrupção, pastores lucrando com instituições "sem fins lucrativos" e que graças a isso tem isenção de impostos, igrejas tocando música em alto volume sem o devido isolamento acústico, etc, etc, etc...

Você não é obrigada a achar isso bom, mas é sim obrigação ter o bom senso de reconhecer que a religião faz parte da cultura.

Não é que eu seja a favor de dinheiro público sendo gasto para, digamos, o encontro de jovens católicos na visita do Papa ao Brasil. O fato é que, numa "escala de sensatez", isso está muito acima de gastar dinheiro público com, por exemplo, a promoção do islamismo ou do secularismo ateu. Ainda que esteja em declínio, a religião, em especial o cristianismo, em especial o catolicismo, ainda é um elemento importante de nossa cultura e de inquestionável importância na formação da identidade do nosso país e, mais além, de todo o Ocidente. O estado reconhecer uma religião e guiar suas ações a partir de seus preceitos é, até certo ponto, não só aceitável como absolutamente necessário.

Mas ateus militantes não, esses são intoleraveis, afinal quem consegue suportar meia dúzia de cartazes e os comentários em fóruns que só lê quem quiser não é mesmo?

Nunca critiquei o ateísmo militante por ele ser mais poluente do que organizações religiosas, o que seria ridículo. Chamo atenção para a índole destrutiva que funda esse movimento, maior, a meu ver, que a de qualquer religião. O que não significa que o movimento tenha dinheiro e influência o bastante para dar vazão a este ódio. Espero que continuem tendo de pedir contribuições para colocar um e outro anúncio aqui e ali.

« Responder #6 Online: 11 de Dezembro de 2011, 13:49 »
ateísmo militante joga no campo dos pequenos é tudo - Embora, quando a competição entre grandes é renhida, nada como bater nos pequenos para aumentar influência. Por isto que fica fácil bater em minorias.

Aos pequenos resta rezar para irem vencendo uns pontinhos...Ou, pela força da lei tornar a minoria numa igualdade de poder.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2011, 13:52 por Metta »

Offline gilberto

• *
« Responder #7 Online: 11 de Dezembro de 2011, 15:15 »
Não é que eu seja a favor de dinheiro público sendo gasto para, digamos, o encontro de jovens católicos na visita do Papa ao Brasil.
Olá,
esse negócio é complicado. Os religiosos também pagam impostos, logo acho que eles tem o direito de pedir que eventos e ações religiosas tb sejam promovidas pelo estado, assim como já faz com o esporte, música e artes em geral. Esse é um erro da militância ateísta na minha opinião, e tb dos religiosos que se envolvem em polêmicas infantis e não conseguem consenso entre eles mesmos.

Mas acho que o enfoque do ateísmo no que concerne ao secularismo estrito está um pouco exagerado em alguns pontos.

Offline LuzNegra

• *
  • todos temos mesmo sendo luz, sombras em nós...
« Responder #8 Online: 11 de Dezembro de 2011, 22:18 »
não existem pessoas atéias conseguindo benefícios injustificados como isenção de impostos em atividades claramente lucrativas,

há ateus na liderança de ONGS das mais diversas. Uns corretíssimos e outros desviando verbas do governo e municípios.

não recebem DINHEIRO PÚBLICO para seus caprichos,

Não defenda aquilo que desconhece recebem DINHEIRO PÙBLICO sim e são ateus que muitas vezes sabem o que fazer com o dinheiro.

até hoje nunca fui abordada na rua ou no interfone por militantes ateus vendendo revistinhas

A internet tá cheia dessas coisas. a venda de idéias é proveitosa para muitos.

e nunca vi programa de TV ateu dizendo que basta a pessoa se tornar atéia que todos os seus problemas se resolvam, etc, etc, etc...

Isso porque ainda não é uma religião. pode aos poucos se tornar seita fechada ou aberta ... mas estou pensando ainda.
A pessoa que te faz sorrir quer o mau de você, quem te faz chorar faz seu bem.
Chorar nos fortalece, pra enfrentar a loucura do mundo, enquanto estamos sóbrios.
Bob Marley

Offline LuzNegra

• *
« Responder #9 Online: 11 de Dezembro de 2011, 22:22 »
nós precisamos sair deste comodismo ateista e partir para a briga, corpo a corpo sabe. Sem dó e nem piedade. Eles, os religiosos fazem pior que isso e nós nos calamos. agora é hora de abrir o verbo e pôr a boca no trombone.

a religião é uma desgraça para a sociedade e o cristianismo uma praga. Pronto falei.
Chorar nos fortalece, pra enfrentar a loucura do mundo, enquanto estamos sóbrios.
Bob Marley

Offline Nightstalker

• Moderador
  • *
« Responder #10 Online: 12 de Dezembro de 2011, 00:15 »
Aos pequenos resta rezar para irem vencendo uns pontinhos

Offline Dr.Who

• *
« Responder #11 Online: 12 de Dezembro de 2011, 06:58 »
Aos pequenos resta rezar para irem vencendo uns pontinhos

« Responder #12 Online: 12 de Dezembro de 2011, 07:40 »
Colocar os teístas na ordem, nada com um bom campo de reeducação.

raramente o homem admite do que é capaz de fazer aos outros com os quais discorda e/ou vê como entraves à conclusão de um paraíso terrestre

Prefiro que todos digam em voz alta, invés de se reprimirem no mais profundo obscura da própria mente, na espera da oportunidade de concretizar os pensamentos mais negros que afluem no imaginário do homem

Offline Darkside

• Moderador
  • *
« Responder #13 Online: 12 de Dezembro de 2011, 12:59 »
Concordo com tudo o que você disse, mas em termos de incômodo e prejuízos aos outros considero a militância atéia pífia e insignificante comparada com a militância religiosa, não existem pessoas atéias conseguindo benefícios injustificados como isenção de impostos em atividades claramente lucrativas, não recebem DINHEIRO PÚBLICO para seus caprichos, até hoje nunca fui abordada na rua ou no interfone por militantes ateus vendendo revistinhas e nunca vi programa de TV ateu dizendo que basta a pessoa se tornar atéia que todos os seus problemas se resolvam, etc, etc, etc...

Concordo, e como eu disse, a oposição histérica e intolerante serve como combustível pra quem sabe um dia essas pequenas ONGs se tornarem algo relevante, sendo algo duplamente indesejável.

Offline Darkside

• Moderador
  • *
« Responder #14 Online: 12 de Dezembro de 2011, 13:12 »
Mantenho o que disse no outro tópico: uma organização que tenha por princípio o ateísmo não poderia não ser combativa, já que "ateísmo" não é a afirmação de uma coisa, de uma doutrina. É tão somente a negação.

E eu mantenho a minha contestação, é uma Petição de Princípio e um equívoco que ignora os fundamentos da liberdade de consciência e de associação entre as pessoas.

Você é um cara inteligente, que frequentou o RéV defendendo a liberdade desde muito antes de eu aparecer por lá, me admira que tenha aderido a esse tipo de pensamento.

O bizarro é persuadi-las a abandonar seus credos simplesmente porque "sim". O ateu militante não apresenta novos valores que julga acertados, novas práticas que considera mais saudáveis e corretas, uma cosmovisão mais ampla. Qualquer valor moral que você queira adotar, qualquer libertinagem que você queira praticar, qualquer besteira em que passe a acreditar, tudo isso é valido e se encaixa perfeitamente na flexível "filosofia" humanista secular, desde que... não esteja relacionado a qualquer religião, em especial as maiores e mais influentes na sociedade.

Isso aqui é simplesmente um espantalho. Qualquer pessoa que já tenha lido algo sobre os princípios de algum humanista secular minimamente sério sabe que não é bem assim, e não esqueça que eu não sou partidário dele.

Você fala como se os ateus militantes fossem cultistas de Ctulhu, da obra do Lovecraft, tentando promover os comportamentos mais selvagens e destrutivos possíveis entre as pessoas, de forma a destruir a sociedade como a conhecemos.

Esse meu tópico possui o objetivo de demonstrar como esse tipo de abordagem em relação a essas ONGs só cumpre com os objetivos delas e salienta formas mais racionais de criticar esses movimentos, sem apelar para o fanatismo e nem desrespeitar direitos fundamentais.

Offline LuzNegra

• *
« Responder #15 Online: 12 de Dezembro de 2011, 13:15 »
Prefiro que todos digam em voz alta, invés de se reprimirem no mais profundo obscura da própria mente, na espera da oportunidade de concretizar os pensamentos mais negros que afluem no imaginário do homem

Pois é isso que minha mãe sempre me diz. " filha, põe pra fora todos os seus bichos" Mas no cotidiano da vida sou normal  :emoticon12:  E não assassinaria ninguém por pensar diferente de mim acredito em deus, mas ele tem sido tão mau comigo  :emoticon8:
Bob Marley

Offline Herf

• *
« Responder #16 Online: 13 de Dezembro de 2011, 22:20 »
Você fala como se os ateus militantes fossem cultistas de Ctulhu, da obra do Lovecraft, tentando promover os comportamentos mais selvagens e destrutivos possíveis entre as pessoas, de forma a destruir a sociedade como a conhecemos.

O ateísmo militante é, eu não tenho dúvida, fundado apenas no ódio psicopático. Não há outra explicação para alguém ofender a religião alheia simplesmente porque é "religião". Essa é a ideia do ateísmo militante: tudo o que pode ser identificcado com "religião" é nocivo e deve ser eliminado, unicamente por ser "religião". Isso é doentio.

Você compreende isso ao dizer que tentar convencer os outros a abndonar suas religiões é "bizarro". Por que alguém se dedicaria a um empreendimento destes? Para mim, só a histeria irracional de manadas explica. As pessoas querem fazer parte de grupos, querem ter uma identidade, e, quando a este impulso natural junta-se uma preguiça mental fora do comum, são facilmente atraídas por movimentos que depositam todo o mal do mundo num único inimigo, simples e próximo.

O que não quer dizer que todo ateu militante será alguém tão porco-louco assim, sempre. As pessoas vivem em sociedade e recebem influências morais de várias fontes, e as boas influências, na maioria das vezes, superam as más. Assim como você sabe que muito poucos dos que se identificam como comunistas seriam capazes de empreender um genocídio aqui e agora, sendo a grande maioria deles pessoas normais com quem você talvez não tivesse nenhuma divergência fora do restrito campo dos bate-papos políticos de boteco ou de internet, e não resta dúvida de que o comunismo é uma influência má e que deve ser eliminada, e é melhor que seja eliminada antes que, em tempos moralmente doentes, se torne a influência predominante.

Qualquer pessoa que já tenha lido algo sobre os princípios de algum humanista secular minimamente sério sabe que não é bem assim, e não esqueça que eu não sou partidário dele.

Bom, quem sabe se, afinal, eu não estou exagerando mesmo, e olhando a coisa toda apaixonadamente demais?

O fato é que hoje eu contemplo isso que chamam de "humanismo secular" e não consigo ver nada além de uma enganação - primeiro partem da ideia de que todas as religiões são o próprio Mal (o que deveria ser a conclusão parece mais com o princípio), e depois pintam uma doutrina que se adeque a esta visão de mundo e vendem-na como uma filosofia alternativa, bem fundamentada, e não como a "anti-filosofia" que é, sem fundamento algum.

Uma outra forma de expressar isso: mostre-me uma comunidade de humanistas seculares. Mostre-me pessoas vivendo suas vidas de acordo com os preceitos do tal "humanismo secular". No dia em que me mostrarem uma comunidade de humanistas seculares, assim como poderiam me mostrar uma comunidade de amish, de mórmons ou de naturistas, eu deixarei de achar que isso não passa de um grande embuste ideológico.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2011, 22:23 por Herf »

Offline Lordakner

• *
  • "Disculpen Las Molestias. Esto Es Una Revolución"
« Responder #17 Online: 13 de Dezembro de 2011, 22:27 »

O ateísmo militante é, eu não tenho dúvida, fundado apenas no ódio psicopático. Não há outra explicação para alguém ofender a religião alheia simplesmente porque é "religião". Essa é a ideia do ateísmo militante: tudo o que pode ser identificcado com "religião" é nocivo e deve ser eliminado, unicamente por ser "religião". Isso é doentio.
Então explique aí para que serve a porcaria da religião.
Doentio é acreditar que um duende celestial está olhando para você, lá do alto de lugar nenhum.
:/
O Nascedor

Por que será que o Che tem esse perigoso costume
de seguir sempre renascendo?
Quanto mais o insultam, o manipulam o radicionam, mais renasce.
Ele é o mais renascedor de todos!
Não será porque o Che dizia o que pensava, e fazia o que dizia?
Não será por isso, que segue sendo tão extraordinário, num mundo em que
as palavras e os fatos raramente se encontram?
E quando se encontram, raramente se saúdam, porque não se reconhecem?

Eduardo Galeno (Uruguai)

Offline Herf

• *
« Responder #18 Online: 13 de Dezembro de 2011, 22:39 »
Doentio é acreditar que um duende celestial está olhando para você, lá do alto de lugar nenhum.

Venci com louvores.

Offline Lordakner

• *
  • "Disculpen Las Molestias. Esto Es Una Revolución"
« Responder #19 Online: 13 de Dezembro de 2011, 22:41 »
Ah... Era trollagem.
Desculpe.
Continue.
:/
O Nascedor

Por que será que o Che tem esse perigoso costume
de seguir sempre renascendo?
Quanto mais o insultam, o manipulam o radicionam, mais renasce.
Ele é o mais renascedor de todos!
Não será porque o Che dizia o que pensava, e fazia o que dizia?
Não será por isso, que segue sendo tão extraordinário, num mundo em que
as palavras e os fatos raramente se encontram?
E quando se encontram, raramente se saúdam, porque não se reconhecem?

Eduardo Galeno (Uruguai)