19 de Maio de 2012, 00:55

Autor Tópico: Agnosticismo X Ateísmo  (Lida 3572 vezes)

Re: Agnosticismo X Ateísmo
« Responder #60 Online: 29 de Junho de 2011, 13:34 »
Concordo, não devemos relaxar. Esta tarefa é para os filósofos interessados nas teorias do conhecimento e outros estudiosos auto-didactas.

Admito, por ter muito dificuldade em estabelecer dados sólidos, não me sinto confortável neste campo de estudo. Pode tornar-se um pesadelo a insegurança resultante da duvida constante

Perguntei-me se em tempo, o meu desejo de crer num Deus, numa religião, não seria disto reflexo. Outro ponto interessante, terá sido o contacto com algumas destas teorias que me afastaram do desejo de crer...

O meu método é na falta de poder averiguar por mim, aceito tudo o que é dito, enquanto me parecer sensato.

Offline augusto_severo

• *
« Responder #61 Online: 29 de Junho de 2011, 14:16 »
Bom, todo mundo é ateu, até os religiosos, já que eles são ateus para os Deuses dos outros.

Eu sou ateu militante, porque acredito que as religiões (pelo menos as que se envolvem com o estado, a economia e mais a fundo, a sociedade) é que tão levando o mundo pro Buraco. Eu definitivamente não preciso provar a existência de algo, são os que acreditam que devem! e Até agora nenhum conseguiu racionalmente! As coisas são bem simples: Fé é o atestado do Não-pensar, do não questionar, do "assumir a própria mediocridade e ignorância".

Offline Nobre

• *
« Responder #62 Online: 04 de Dezembro de 2011, 11:12 »

Agnosticismo é uma atitude epistêmica da suspensão da possibilidade de se efetuar racionalizações a respeito de determinado domínio, alegadamente incognoscível. Tipicamente em debates de religião, esse domínio em geral é o "sobrenatural".
....
Julgo que agnosticismo é uma posição brutalmente incoerente. "Motivos não-racionais" é um oximoro, não existem "faculdades não-racionais" que te permitam ter atitudes diferentes perante uma crença e o domínio do sobrenatural é plenamente investigável racionalmente, e eu adoto a posição ainda mais extrema de que o mesmo é plenamente investigável empiricamente.

Desculpe voltar ao assunto, mas não entendo o que o Sr. diz com "Julgo que agnosticismo é uma posição brutalmente incoerente.". Concordo plenamente com o complemento da frase pois "Motivos não-racionais" e "faculdades não-racionais" não existem - não tem justificativa plausível.
Porém ainda não sei de qualquer agnóstico que justifique isso!
Como o Sr. mesmo diz "Agnosticismo é uma atitude epistêmica da suspensão da possibilidade de se efetuar racionalizações a respeito de determinado domínio, alegadamente incognoscível." Isto é, afirma apenas que a razão humana é incapaz de fornecer argumentos racionais que justifiquem o conhecimento da existência, ou não, de deus.
No meu entender, não se trata de dúvida, muito menos de "ficar em cima do muro", apenas a constatação de existem ideias (deus é uma delas) que escapam à razão humana, embora possamos questionar e falar dessas ideias todo o tempo.
Por exemplo, pode a razão humana conceber o infinito, o nulo, o vazio, uma "singularidade" quântica?
Claro que lidamos cotidianamente com essas ideias/conceitos, mas representam algo mais que simples operadores da Matemática? A "singularidade" quântica não é apenas o resultado da indeterminação de um conjunto de fórmulas matemáticas que representam a Teoria do Big Bang?
Por favor me explique onde está a incoerência.